
Músicas africanas
Falando mais especificadamente sobre a música sul-africana, muitas das músicas não apresentam o ritmos marcantes/originais de seu país, pois muitas das canções são adaptadas para o estilo europeu e divulgadas em inglês ( uma das línguas faladas no país) – o que é uma pena. Entretanto, alguns grupos musicais preferem manter os ritmos do país, bem como a língua de sua cultura, o africanês, essas também começaram a fazer sucesso pelo mundo.
Um dos estilos mais conhecido é o Kwaito – surgido no início dos anos 90, tem como base batidas tipo house mais lentas, loops contendo samples de melodias e percussões africanas, um baixo bastante marcado, e letras declamadas ou gritadas, não cantadas ou repadas.
Ladymith Black Mambazo e o Quarteto de Cordas Soweto são exemplos de grupos que fazem uso do estilo.
.jpg)
.jpg)
Curiosidade - artista
Miriam Makeba
Também conhecida como Mama África, além de cantora, Makeba foi uma grande ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid. Nasceu em 1932, começou sua carreira nos anos 50 cantando blues misturado com ritmos tradicionais sulafricanos e em 1960 teve lançamento internacional com o documentário antiapartheid Come Back, Africa. Foi ao Festival de Veneza naquele ano com o objetivo de apresentar o documentário e não voltou mais devido às duras condições de sua terra natal. Seus discos foram banidos pelo governo racista sulafricano em 1963, mas isso serviu para alimentar ainda mais o ativismo de Makeba. Em 1968 teve problemas nos EUA por ter se casado com Stokely Carmichael, um dos porta-vozes dos Panteras Negras, e o casal mudou-se para a Guiné. Com o fim do apartheid, Makeba voltou à África do Sul em 1990, sendo recebida pessoalmente pelo presidente Nelson Mandela.

É importante ressaltar que muitos gêneros de música popular tais como blues, jazz, salsa, zouk e rumba derivam em graus variados de tradições musicais da África, que form levadas para as Américas por africanos escravizados. Esses ritmos e sons foram posteriormente adaptados por gêneros mais recentes, como rock e rhythm and blues.