
Monumento Voortrekker
O Monumento Voortrekker (Voortrekker Monument) é um edifício que foi criado para homenagear os imigrantes pioneiros que deixaram a Cidade do Cabo e ocuparam o interior da África do Sul. Ou seja, ele comemora o épico êxodo dos desiludidos bôeres, do Cabo para o interior, o que lançou as bases para as fronteiras da atual África do Sul.

Em 1834, a escravidão foi abolida pelo Império Britânico. Isto desagradou muito os bôeres e tornou-se o principal motivo para o descontentamento. No que ficou conhecido como Great Trek, milhares de bôeres começaram a migrar do Cabo no fim de 1835. Eles se dispersaram além das fronteiras, a maioria escolhendo continuar em direção ao interior central ou Nordeste (a região que atualmente se chama KwaZulu-Natal).


Gerard Moerdijk (um arquiteto sul-africano) projetou o Voortrekker Monument, sendo este inaugurado em 16 de dezembro de 1949. Circundado do lado externo por 64 carros-de-boi, internamente ele exibe um friso histórico e um cenotáfio, que todo ano, em 16 de dezembro, é iluminado por um raio de sol através de uma abertura no teto. O friso de granito, que retrata os heróis em 27 painéis de baixo-relevo, é o maior do mundo.
O edifício de granito possui 40 metros de altura e começou a ser construído em 1937 e localiza-se em uma reserva natural. Visitando o monumento, não esqueça de admirar os quadros e as imagens esculpidas nas paredes, de visitar o andar inferior e seu museu e, principalmente, de ir até o topo do edifício. Na parte superior externa do monumento você terá uma fantástica visão de Pretória; na parte superior interna, terá uma visão do piso inferior do edifício – tal como a construção é "oca", a imagem que se tem da parte interna é surpreendente e, ao mesmo tempo, um pouco assustadora.

