
Taj Mahal
Uma das maiores provas de amor da história

O Taj Mahal é um grande mausoléu, onde estão enterrados o imperador Shah Jahan e sua terceira esposa esposa Aryumand Banu Begam (sua preferida), que lhe concedeu 14 filhos, e faleceu quando estava dando a luz a última filha. Antes de falecer, sua esposa lhe fez três pedidos: que ele construísse um lugar bonito para sepultá-la para que todos lembrassem de seu amor, que ele não casasse nunca mais, e que ele cuidasse muito bem dos filhos, não como um imperador, mas como um pai. E ele os atendeu!
A construção do Taj Mahal se deu de 1631 até 1653. A construção foi eleita patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e em 2007 entrou na lista como uma das sete maravilhas do mundo.
O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, Índia, junto ao rio Yamuna. Agra está cerca de três horas da capital, Nova Déli.


As 20 mil pessoas que trabalharam na obra eram mulçumanas - e precisavam orar 5 vezes ao dia conforme sua tradição. Assim, para facilitar, o imperador mandou construir uma mesquita ao lado do Taj Mahal. Após o término da obra, para manter a simetria do lugar foi construído um prédio idêntico ao da mesquita, mas do outro lado do Taj Mahal. Posteriormente esses prédios serviram de aposentos para os hóspedes do imperador.

Curiosidade: Em uma das entradas ( a "porta real"), podemos visualizar 22 cúpulas, que correspondem a quantidade de anos que o Taj Mahal levou para ser construído.

A ideia do imperador era construir outro mausoléu de pedra de ônix na frente do Taj Mahal, onde ele mesmo seria sepultado, O intuito era que ele e sua esposa pudessem “se olhar” até a eternidade, mas o filho do imperador que ascendeu ao trono achava que o pai já havia gastado muito, e o aprisionou até sua morte.