top of page

Himbas

Quem são?

Os himbas são uma entre as várias tribos da África que procuram manter suas tradições. A maioria (cerca de 10 mil pessoas) vivem na região de Kunene, no noroeste da Namíbia, enquanto aproximadamente 3 mil himbas vivem na Angola.Os primeiros registros da tribo se deram no início do século XVI, e eles ainda não eram conhecidos como Himba pois não haviam se separado de outra tribo chamada Herero. A separação ocorreu após uma epidemia bovina ocorrida no século XIX, onde alguns resistiram e migraram para o sul. Ainda nos dias atuais são uma tribo semi-nômade, e se mudam conforme o melhor lugar para a pastagem do gado.

2-mulher-1.jpg

Curiosidade

A aparente argila que cobre os corpos das mulheres é chamada  de “ocre vermelho”. É feita através da pedra ocre (hematita), a qual é moída. Após isso, os fragmentos são misturados com manteiga, ligeiramente aquecidos através de fumaça e aplicados sobre a pele. O resultado final possui o nome de “otjize”. De acordo com uma integrante da tribo “Ela tem muita serventia, serve para estabelecer uma diferença entre homens e mulheres, também ajuda a gente a se proteger do sol ardente, mantendo a pele limpa e úmida e, de alguma maneira, bloqueia o crescimento do pelo do corpo” . As mulheres himbas cobrem seus corpos duas vezes por dia com o otize.

Cultura e religião

Esta é uma tribo monoteísta, ou seja:  eles creem em um único Deus, chamado Mukuru. A maneira como eles se comunicam com o seu deus é através do fogo sagrado, que é chamado de  de “okoruwo”. “A fumaça sobe em direção ao céu, e isso lhes permite comunicar-se com seus antepassados ​​que estão em contato direto com o Ser Supremo”, explica Tengo (integrante da tribo). Em toda aldeia Himba,  esse fogo sagradoé encontrado, enquanto ao lado dele alguns troncos de madeira são colocados para alimentar a fogueira sempre que preciso. “É necessário esse contato para manter os ancestrais felizes. O fogo é mantido vivo até a morte do chefe da nossa aldeia, que quanto acontece, a sua cabana é queimada”, diz. 

 

 

 

 

 

 

Outrossim, este é um povo que adora a beleza de suas mulheres, e estas não podem tomar banho por conta de sua crença de que beleza e vaidade são aspectos sagrados e os banhos podem prejudicá-los. Toda a higiene feminina é feita através da utilização de banha animal, protetor solar e loções hidratantes.

Enquanto as mulheres passam o dia em seus rituais de beleza e higiene, os homens da tribo trabalham. A sobrevivência dos Himba é baseada especialmente na criação de gado, ovelhas e cabras. As mulheres são responsáveis pela criação de vacas leiteiras, além de auxiliarem na construção das casas — que, tradicionalmente, possuem formato de cone.

IMG_0362.jpg
images.jpg
bottom of page