top of page

Casa da Ópera de Sydney

Seu edifício localiza-se na Baía de Sydney e foi projetado por Jorn Utzon, que ganhou uma competição de design local. Após 14 anos de construção, o edifício de arquitetura moderna inaugurado em 1973 é mundialmente conhecido, e nos dias atuais funciona como um centro cultural e artístico onde ocorrem muitos outros eventos além de apenas ópera.

download (2).jpg

O magnífico edifício, desenvolvido em design expressionista moderno, é formado por uma uma série de grandes “conchas” de concreto pré-moldado. As conchas possuem mais de 1 milhão de azulejos de duas cores: branco brilhante e creme fosco. Ele é suportado em 588 pilares de concreto afundados até 25 metros abaixo do nível do mar. Além do azulejo das conchas e das paredes de cortina de vidro dos espaços do saguão, o exterior do edifício é em grande parte revestido de painéis agregados compostos de granito rosa.

sydney-opera-house9.jpg
sydney-opera-panoramica.jpg

Entretanto, nem tudo saiu perfeito durante a construção da Opera House. O projeto inovador sofreu constantes atrasos devido às dificuldades de tirá-lo do papel e encontrar condições técnicas de engenharia.Por conta disso, o custo do projeto aumentou absurdamente, causando uma tensão enorme entre o governo australiano e equipe do projeto. Em 1965, após a eleição de 1965 do Partido Liberal, com Robert Askin se tornando primeiro-ministro do estado de New South Wales (estado onde fica Sydney), a tensão atingiu o seu ápice.

Em 2007, a Opera House de Sydney entrou para a famosa lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas visitam a Opera House anualmente, assistindo a espetáculos variados que incluem apresentações da Opera Australia, da Sydney Theatre Company e da Sydney Symphony Orchestra, sem contar  muitos outros shows e eventos com companhias e artistas nacionais e internacionais.

download (1).jpg

SALAS

A Opera House de Sydney é composta por seis salas de espetáculos que abrigam uma variedade de apresentações. Vamos falar sobre duas delas!

sydney-opera-house1.jpg

 Concert Hall

Concert Hall é sem dúvidas o  coração da Ópera de Sydney e a maior sala do complexo. Possui capacidade para mais de 2 mil assentos,  e é aqui que ocorrem as apresentações de orquestras e alguns shows de música contemporânea. Com uma acústica impecável, é possível sentar-se ao redor de todo o palco. Além da Orquestra Sinfônica de Sydney, já se apresentaram nomes como Luciano Pavarotti, Janet Jackson e Prince.

Joan Sutherland Theatre

Esse teatro homenageia a Joan Sutherland, chamada de ‘La Stupenda’ e a ‘voz do século’ por suas poderosas performances. Esta a é segunda maior sala da Opera House, com mais de 1,5 mil assentos. O fosso da orquestra tem capacidade para até 70 músicas. É neste teatro que são exibidas as apresentações do The Australian Ballet. O local também abriga apresentações de música, palestras, comédias e música contemporânea. Até mesmo Yoko Ono já este neste palco.

download.jpg
bottom of page